23 junho, 2004
13 junho, 2004
12 junho, 2004
Islas Cies - Galicia
Pertíssimo da costa galega, mesmo à entrada da Ria de Vigo, as Ilhas Cies são um pequeno pedaço do paraíso em terra, declarado Parque Natural em 1980. Outrora conhecidas como Illas dos Douses as Cies são um destino perfeito para uma boa caminhada. Para além do lindíssimo cenário natural, uma praia fantástica (embora a água seja gelada!) e a riqueza da flora endémica, uma visita nesta altura do ano (época de nidificação da gaivota) permite obter óptimos daguerreótipos da Larus Cachinnans.
11 junho, 2004
Convento de Bonaval - Santiago de Compostela
Visitei pela primeira vez o Museo do Pobo Galego em Santiago de Compostela (aproveitando uma paragem infelizmente curta numa cidade que adoro), instalado no magnífico Convento de Bonaval (fundado por San Domingos de Guzmán no início do Século XIII). Mais do que o riquíssimo espólio cultural e etnográfico ali apresentado (e superiormente documentado) impressionou-me a riqueza do edifício, particularmente a Igreja de San Domingos (actualmente a sofrer obras de restauro) e a famosa escada tripla em caracol (da autoria do arquitecto Domingo de Andrade).
Nos jardins daguerreotipei uma série de pormenores e ângulos... fiquei particularmente satisfeito com estes dois:
10 junho, 2004
Loendros em Flor - Caramulo
Entre finais de Abril e meados de Junho é possível visitar e desfrutar a maior mancha florida de Loendros existente na Europa. Na Reserva Botânica do Cambarinho, que se estende pelas encostas da Serra do Caramulo, no concelho de Vouzela, o característico tom arroxeado do Loendro (Rhododendron Ponticum) fascina anualmente o visitante. A caminho da Galiza para umas (merecidas) miniférias, fiz um desviozinho ao IP5 e vim ver esta espécie protegida; aqui ficam os daguerreótipos:
Escondidos por estre a folhagem, assustados e desprotegidos, fiz ainda uma "foto de família" destes piu-pius (não sei a espécie, para mim são todos Passer Domesticus)