01 dezembro, 2004

Suazilândia - Mantenga

"Entalada" na fronteira entre Moçambique e África do Sul, a Suazilândia é o mais pequeno país da África austral e um dos mais pobres; é o país do mundo com menor esperança de vida (muito devido aos altíssimos indices de infecção por HIV). Ao reinado déspota de Mswati associa-se a uma economia débil (os emalangeni não são aceites ou cambiados em nenhum país do mundo) que leva muitos Swazi a emigrar para a África do Sul em busca de uma vida melhor. Ainda assim, a riqueza deste cantinho em termos de paisagem natural (onde H. Rider Haggard buscou inspiração para escrever os seus romances africanos) e a genuinidade cultural (que, honra lhe seja feita, o governo tem procurado manter) associado aos preços extremamente baixos, fazem da Suazilândia um destino ímpar nesta zona do planeta.
No Vale de Ezulwini, a zona turística por excelência podemos encontrar, inserida num belíssimo parque natura, a Aldeia Cultural de Mantenga, onde o tempo parou e a vida se processa exacamente como há 150 anos atrás na Zululand. Um pequeno grupo de pessoas vive aqui em permanência de acordo com os recursos, ritos e costumes de outros tempos, dando a conhecer a quem os visita um pouco dos seus hábitos e tradições.

Click to Enlarge

Click to Enlarge

Click to Enlarge

O espectáculo diário com danças e cantares tradicionais, complementa a visita à aldeia, realizado no meio desta floresta luxuriante transporta-nos literalmente para uma outra dimensão...

Click to Enlarge

Click to Enlarge

Click to Enlarge

Click to Enlarge

Click to Enlarge